domingo, 28 de dezembro de 2014

Simulação da ONU - O que é, como é e minhas experiências

Olá, pessoas! Se eu pedir desculpas eu vou ser linchada, mas eu gostaria de dizer que eu estou praticamente morta. Estou saindo de casa quase todos os dias, ontem fui ao zoológico daqui de Brasília(está sendo reformado) e hoje fui andar naquelas bicicletas "zoadinhas" do ITAU com minha mãe e irmão, a minha bicicleta furou o pneu. Moral da história, estou muito cansada e estou sem inspiração para postar direito, apesar de tentar.

Outra coisa que eu gostaria de dizer a vocês é que eu estou participando do Blog's Awards do blog Soqnunca. E eu fui parar logo no grupo dos blogs que eu mais admiro. Estou tentando ser otimista, mas enfim eu gostaria muito que vocês votassem em mim! Muito mesmo. Eu nunca ganhei nada e já estou feliz por estar participando e espero a ajuda de vocês.
Enfim, deixando este assunto de lado, eu vim detalhar para vocês como funcionam as Simulações da ONU que eu tanto falo. Irei falar através de minha breve experiência, mas espero que se interessem e principalmente participem.

O que é

A ONU, ou Organização das Nações Unidas, é um órgão internacional criado depois da Segunda Mundial a fim de manter a paz e a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra. Ou seja, evitar conflitos e resolver de forma diplomática, em forma de debates. 

Portanto, a Simulação da ONU simula uma comissão da ONU. Eu participei duas vezes, na primeira somente com as pessoas do meu colégio e a segunda no Nacional, com pessoas de várias unidades do SEB no Brasil inteiro. Existem vários comitês e comissões, cada uma com um tema e objetivo, as mais famosas sendo o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Comissão de Direitos Humanos, CSNU  e CDH respectivamente.
 Além de que nas simulações que eu participei possuía uma em especial, a Agência de Comunicação, que tem como objetivo ficar dentro da sala das discussões ouvindo e anotando tudo e no final escrever um pequeno jornalzinho contando como foi o dia de simulação e o que estava acontecendo nos comitês.

Como é

Primeiramente, eles oferecem dois dias de treinamento no qual eles explicam tudo, inclusive código de etiqueta, as moções, o que vestir e o que não vistar, simplesmente tudo. Primeiramente, eles te dão um país (ou você escolhe) e você deve agir de acordo com a política interna do seu país. 
Como por exemplo, o tema do seu comitê é sobre o aborto, o objetivo central é escrever uma Proposta de Resolução, que o próprio nome já diz, é encontrar uma resolução para aquele problema ou não. Você pode ser a favor do aborto, mas se seu país não for, você deve discursar contra o aborto. Caso contrário você perde pontos por estar indo contra a política externa do seu país. 

As simulações funcionam basicamente assim, existe uma Mesa geralmente formada por duas pessoas que é neutra e apenas está lá para gerenciar o tempo de discurso de cada pessoa, a ordem dos discursos, e avaliar. Além da Mesa, tem outros participantes da simulação cada um representando um país. Você não é obrigado a discursar, mas é altamente recomendado até porque é para isso que você estará lá.

Minhas experiências

A minha primeira vez em uma simulação eu fui para o Comitê de Direitos Humanos com o tema de Tráfico Humano representando o Japão. Eu estive muito nervosa, fiquei com vergonha de falar e acabar falando besteira... Mas é bobagem. Tinha sim muita gente falando abobrinha, que por sinal foram parar no jornalzinho como "pérolas" (eles não dizem quem falou), e sinceramente, foi muito legal. Uma das melhores experiências da minha vida, conheci pessoas muito legais, aprendi que o Japão não é perfeito até porque tinha muito tráfico e o governo não estava nem aí para isso.
Depois eu acabei falando mais e consegui passar para a segunda etapa, o nacional.

O nacional foi completamente diferente do regional que foi o que eu tinha feito primeiro. Vieram muitas pessoas para Brasília fazer e foi incrível. Os comitês eram diferentes eram somente o Conselho de Segurança das Nações Unidas que era apenas para o Ensino Fundamental com o tema de Povos sem Estado, a Organização Mundial de Saúde com o tema de Alimentos Transgênicos e dois comitês históricos: Pacto de Varsóvia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte, ou OTAN.

Adivinhem, eu escolhi ser socialista. Acabei escolhendo o Pacto de Varsóvia porque eu amo história e adoro o Pacto de Varsóvia, acho muito interessante e diferente do habitual. Por ser um comitê histórico, mais especificamente na Guerra Fria, não existiam celulares e nem computadores nessa época. Ou seja, era proibido usar celulares e todos os documentos ou deveriam ser escritos a mão ou na máquina digitadora dos infernos. Sim, aquela máquina do seu avô que você se pergunta até hoje se funciona. A nossa funcionava, e era muito barulhenta. Era horrível discursar com aquele barulho, credo.

Eles trocaram o meu país, passaram para a escola de que seria a Polônia, mas quando fui ver no site era a Bulgária. Ou seja, ganhei duas plaquinhas, mas acabei representando a Bulgária. Para quem não sabe, a Bulgária é um país nos bálcãs (região da Croácia, Bósnia, etc) que tem como capital Sófia. Apesar deste pequeno engano eu acabei me envolvendo mais com a simulação e foi completamente diferente. Basicamente, nós meio que jogamos War. Tinham duas salas, a do Pacto e a da OTAN, afastadas uma das outras e o nosso tema era a Crise dos Mísseis de Cuba. É bastante complicado explicar um comitê de guerra em postagem, até porque eu não me lembro mais muito bem.

Basicamente é isso. Foi uma postagem bem grande e faltou bastante coisa... Se não entenderem alguma coisa sintam-se livres para perguntar nos comentários. E eu acabei passando para a etapa final, mas não fui porque era muito caro. Geralmente as simulações não passam de cento e cinquenta reais, até porque tem as "festas". E não se esqueçam de votar em mim. E por hoje é só, pessoal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comente a vontade, eu retribuo ^3^
- Palavras de baixo calão, xingamentos e outros tipos de ofensas não são permitidos. Para quê tanto ódio no coraçãozinho, gente? c: